23 de abr. de 2012

Símbolo do casamento: Alianças

Olá meninas!

Como meu último post foi sobre unhas de noiva, me inspirei a falar das alianças! Afinal, depois das unhas feitas, é hora de completar com o símbolo do casamento, certo?
Eu acho sempre interessante conhecer a origem de certos costumes, no caso das alianças no casamento existem relatos de várias épocas, egípcios, romanos, medievais, mas vamos então começar pelos mais antigos...
Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado. Dois mil anos depois, surgiu entre os gregos a crença de que um ímã também podia atrair o coração. Eles acreditavam também que o dedo anular esquerdo possuía uma veia que levava diretamente ao coração. Assim, começaram a usar um anel de ferro imantado nesse dedo, para que os corações dos amantes ficassem atraídos para sempre. O costume passou aos romanos que chamaram de "veia d'amore" e a Igreja manteve a tradição. (Blog Curiosidades da História)
No início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais apta a outros pretendentes. A partir do século IX, a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos. (Wikipedia)
As primeiras alianças eram feitas de ferro, alianças em ouro com pedras preciosas tornaram-se moda na época Medieval.
As gemas mais populares eram simbólicas – o Rubi (vermelho) era a cor do coração, a Safira azul refletia o céu – mas a mais apreciada e poderosa pedra preciosa era o “indestrutível” diamante. (Portal São Francisco)
Além disso tudo a maioria de nós estamos familiarizados com a história da aliança de casamento em seu forma circular, simboliza a perfeição, a unidade perfeita sem começo ou fim, representando a eternidade.

Bom depois dessa "aula cultural", a escolha de algo que tem tantos significados deve ser feita com muito carinho, seguem aí alguns modelos, ou como gosto de dizer...inspirações!

Lisas
Trabalhadas






Com diamantes/brilhantes






Escritas





Ouro branco/vermelho











2 comentários:

Kelly disse...

amei.. já tenho aliança mas fiquei querendo trocar pela a de coração ela e perfeita..como sempre você arrasou nas postagem..

Renata Alves - Noiva no Divã disse...

Obrigada Kelly! É muito linda mesma! Continue acompanhando o blog que vem muito mais por aí...

Postar um comentário

 
Noiva no Divã. Design by Exotic Mommie. Illustraion By DaPino